sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A Justiça Privada Privada Existe e Você Pode Resolver seu Problemas

             MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM NA SOLUÇÃO DE CONFLITOS



Apesar de a mediação e a arbitragem estarem consolidadas como meio de solução extrajudiciais de conflitos, ainda há muita desinformação na sociedade a seu
respeito.

 Conduto, é importante saber que:

·         A mediação pode resolver qualquer conflito estabelecido entre as partes. O título produzido é extrajudicial e, portanto, se for necessária sua execução tem que ser homologado por um juiz para se tornar judicial e ser executado na Justiça Comum.

·         Na arbitragem, existe um processo efetivo que tem como base a Lei n° 9307/1996. Portanto, deve-se respeitar o que nela está estabelecidoconsiderando a seguinte regra: somente podem ser solucionados pela arbitragem problemas que tenham por objeto DIREITO PATRIMONIAL DISPONÍVEL.

Na última semana, o Judiciário na sua mais alta hierarquia manifestou sobre a arbitragem no país de forma positiva, algo que já vem ocorrendo há anos e com maior freqüência.

Essa e outras notícias sobre mediação e arbitragem estão em nosso site www.imaesp.com.br


Judiciário é incompetente para julgar ação após instituição de arbitragem

A 3ª turma do STJ entendeu, por unanimidade, que o Judiciário é incompetente para julgar ação, mesmo em caráter cautelar, após arbitragem instaurada. Decisão se deu em análise de processo em que empresa conseguiu suspensão de sociedade no juízo estatal após formação de tribunal arbitral.

Na ação, as duas empresas criaram sociedade para implementar projeto de produção de combustíveis provenientes de fontes de energias renováveis. Durante a execução do contrato, uma das companhias ajuizou medida cautelar alegando inadimplência. A organização pedia a suspensão de todos os seus direitos e obrigações como acionista da sociedade e o pedido foi negado na 1ª instância.

Apesar do juízo arbitral ter sido instaurado antes de julgada a apelação, o TJ/RJ deu provimento ao recurso entendendo que a cláusula compromissória de arbitragem não impediria o conhecimento pelo Judiciário de questões urgentes.

No recurso ao STJ, alegou-se a ocorrência de incompetência superveniente do juízo estatal. A ministra Nancy Andrighi concordou com a tese, afirmando que o tribunal sequer deveria ter julgado o recurso. Ela ressalvou, no entanto, algumas situações em que, mesmo após a instauração do juízo arbitral, haveria margem de competência para a justiça estatal.

A ministra considerou que, "Na realidade, em situações nas quais o juízo arbitral esteja momentaneamente impedido de se manifestar, desatende-se provisoriamente às regras de competência, submetendo-se o pedido de tutela cautelar ao juízo estatal; mas essa competência é precária e não se prorroga, subsistindo apenas para a análise do pedido liminar".

De acordo com Nancy Andrighi, no caso de questão a ser decidida diante de situações temporárias em que não tenha ainda sido escolhido o árbitro, caberia ao juiz que decidir a cautelar enviar o processo ao árbitro, ressalvando que a decisão fora tomada em caráter precário e declarando sua sujeição à ratificação pelo juízo arbitral, sob pena de perda de eficácia. "Com isso, e sem que haja qualquer usurpação de competência ou conflito de jurisdição, evita-se a prática de atos inúteis e o prolongamento desnecessário do processo", concluiu.

A turma determinou a remessa do processo ao juízo arbitral, que deve reapreciar a tutela cautelar. O mesmo vale para o efeito suspensivo concedido ao recurso de apelação, que deve ser apreciado pelo árbitro.

Fonte Site Migalhas em 04 de julho de 2012

5 comentários:

  1. O conflito de competências é bem constante na Justiça ! E a matéria é vasta e complexa ... Não é à toa que se estuda, detalhadamente, no direito processual civil, no tocante aos pressupostos e as condições de uma ação ... Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi linda parabéns pelo esforço... estou te seguindo beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Relaizei uma monografia sobre Inteligência Emocional e um dos tópicos abordados foi a solução de conflitos, o assunto é realmente amplo e muito importante, este texto teria colaborado muito com o desenvolvimento de meu trabalho.
    Um texto muito bom e interessante.
    Conheci seu blog pelo Blogs Parceiros, adorei e já estou seguindo e curtindo.
    Beijos http://meurefugioficaaqui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Passando aqui para deixar um beijão pra vc lindona!!!!

    ResponderExcluir
  5. Paz,

    Com carinho para você!

    SALMO 23

    O SENHOR É MEU PASTOR,
    Isto é relacionamento!

    NADA ME FALTARÁ,
    Isto é suprimento!

    CAMINHAR ME FAZ EM VERDES PASTOS,
    Isto é descanso!

    GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQUILAS,
    Isto é refrigério!

    REFRIGERA A MINHA ALMA,
    Isto é cura!

    GUIA-ME PELAS VEREDAS DA JUSTIÇA,
    Isto é direção!

    POR AMOR DO SEU NOME,
    Isto é propósito!

    AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE,
    Isto é provação!

    EU NÃO TEMEREI MAL ALGUM,
    Isto é proteção!

    PORQUE TU ESTÁS COMIGO,
    Isto é fidelidade!

    A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM,
    Isto é disciplina!

    PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS,
    Isto é esperança!

    UNGE A MINHA CABEÇA COM ÓLEO,
    Isto é consagração!

    E MEU CÁLICE TRANSBORDA,
    Isto é abundância!

    CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DE MINHA VIDA,
    Isto é benção!

    E EU HABITAREI NA CASA DO SENHOR,
    Isto é segurança!

    POR LONGOS DIAS,
    Isto é eternidade!

    Que o Senhor te abençoe e te guarde!

    ***Lucy***

    Convido a visitar-me e seguir...
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/
    Retribuirei o carinho...

    P.S. Estou indicando um blog sensacional, mensagens polêmicas e abençoadoras.
    Acesse e confira:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Últimos Comentários