sexta-feira, 15 de junho de 2012

Repositores Hidroeletrolíticos - Por Dra. Elis Regina Cappellesso


Com a prática de exercícios físicos sejam eles leves, moderados ou intensos, o organismo dos seres humanos apresenta uma reação química de aquecimento, elevando a temperatura corporal. Nessa hora o corpo do indivíduo se utiliza do processo de transpiração para reduzir esta temperatura e conseguir um equilíbrio necessário à manutenção normal de suas atividades. Parte do calor corporal é eliminado com a sudorese, mas este suor contém substâncias importantes para as pessoas como os sais minerais e a água, e se houver uma perda muito grande de líquidos pode ocorrer uma desidratação no indivíduo.

Para solucionar este problema e não haver uma redução no desempenho do exercício físico que está sendo praticado, há a necessidade de hidratar novamente o organismo do atleta ou esportista, e neste caso são utilizados os repositores hidroeletrolíticos que são produtos com a concentração adequada de sais ou cloreto, e água para repor as perdas sofridas durante o desgaste físico causado pelos treinos intensos. Mas será que todas as pessoas podem ingerir repositores hidroeletrolíticos? É o que vamos analisar a seguir:

O que são repositores hidroeletrolíticos?
De acordo com especialistas na área, os repositores hidroeletrolíticos podem ser definidos como produtos que apresentam em sua composição cloreto, sódio e água que em conjunto com determinados níveis de concentração de carboidratos conseguem fazer a reposição eletrolítica e de água no organismo humano, em virtude da perda destas substâncias pela prática de exercícios físicos, treinos intensos ou esportes. Geralmente os atletas quando fazem uma atividade aeróbica muito intensa há uma perda muita grande de líquidos do corpo, através do processo de transpiração, sendo que esta perda é bastante necessária à redução da temperatura corporal no momento da execução da atividade física. No entanto é de extrema importância informar aos consumidores de repositores hidroeletrolíticos que a ingestão destes produtos só devem ser feitas mediante a prescrição de um profissional especializado, de preferência na área de nutrição ou então um instrutor de educação física. A ingestão deste tipo de líquido vem aumentando muito nos últimos anos e atualmente quase todos os praticantes de algum tipo de atividade física fazem uso destes produtos.

Porém, os especialistas informam que é necessário certa precaução, pois a concentração de sódio nos repositores hidroeletrolíticos costuma ser muito grande, algo em torno de nove vezes mais que o nível de sódio encontrado em algum outro tipo de bebida. Por isso os profissionais alertam que a ingestão de repositores hidroletrolíticos só deve ser feita por pessoas que realmente necessitem desta reposição, como atletas ou esportistas que treinam diariamente com esforço de moderado a intenso.

Importância dos repositores hidroeletroliticos.
Os repositores hidroeletrolíticos são de extrema importância para o organismo dos seres humanos, quando eles estão executando algum tipo de atividade física ou treino moderado ou intenso. No entanto, devido à alta concentração de sódio e cloreto nestes produtos, seu consumo deve ser administrado por profissionais especialistas na área, para que se ingeridos em excesso, estes repositores não venham causar prejuízos à saúde ou a qualidade de vida dos indivíduos praticantes de exercícios físicos.
Porém, durante a prática de algum esporte ou treino intenso, é necessário haver esta reposição para que o organismo possa se reequilibrar, evitando deste modo uma complicação decorrente do excesso de transpiração, com perda de suor que é um mecanismo do organismo humano para reduzir a temperatura corporal.

Por isso, os profissionais da área recomendam que aos ginastas e praticantes de esportes que não tenham necessidade de se submeterem à atividades físicas intensas, que consumam outras tipos de bebidas que possam auxiliar nesta reidratação do corpo humano, que são a água potável, a água de coco, os sucos de frutas e até mesmo os refrigerantes de preferência sem adição de açúcar.

Considerações finais
É sempre importante ressaltar que os atletas e as pessoas de uma maneira geral que praticam atividades físicas, transpiram muito durante a prática, eliminando substâncias pelo suor, que é um mecanismo do corpo humano para reduzir a temperatura aumentada com o exercício. No entanto, os repositores hidroeletrolíticos só devem ser consumidos mediante prescrição de profissionais especializados, pois possuem em sua composição cloreto e sódio que se ingeridos em excesso podem causar complicações aos indivíduos.


Em casos onde um exercício físico mais leve for realizado, a reposição hidroeletrolítica pode ser feita de preferência por outros tipos de líquidos, como por exemplo, a água, os sucos ou a água de coco, para que o individuo possa prosseguir com seus exercícios e evitar a desidratação

Um comentário:

Últimos Comentários