quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Que é o Estresse? Por Dra. Carla Critstiane Presutti


Estresse, ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, se refere à uma reação natural do no nosso organismo, que envolve alterações psicológicas, físicas, mentais e hormonais, é uma reação de adaptação, de sobrevivência às situações novas, sejam estas situações boas ou não.

Quais são as alterações geradas no organismo pelo estresse?

O estresse é composto por quatro fases. A primeira é a fase de alerta ou alarme, nesta fase o organismo entra em contato com situações estressantes, e a partir daí responde através de reações fisiológicas como aceleração dos batimentos cardíacos e aumento da pressão arterial. Já, as reações psicológicas, podem ser euforia, tensão, dentre outras. Geralmente, quando as situações estressantes chegam ao fim, o organismo se refaz naturalmente. Contudo, se estas situações se prolongam o estresse chega à Segunda fase, que se chama Resistência. 

Nesta fase, o organismo se esforça para se adaptar à situação. Há um gasto maior de energia e, conseqüentemente, o organismo se desgasta. É comum nesta fase a pessoa dormir e acordar cansada, sentir que suas unhas estão fracas ou que o cabelo está caindo, enfim, já é possível ver a queda da resistência imunológica, e caso as situações estressantes não passem, o estresse avança para a terceira fase que se chama Quase-exaustão.

Aqui, já podemos observar um enfraquecimento da pessoa que não mais consegue se adaptar ou resistir ao estressor. As doenças começam a surgir. Porém, vale dizer que não é o estresse que ocasiona as doenças, acontece que a imunidade da pessoa fica tão baixa, que suas predisposições são ativadas, então por exemplo, o vírus da herpes é ativado em pessoas que o tem incubado, assim para quem tem problemas dermatológicos, eles vão aparecer, como psoríase, dermatites ou vitiligo. Para os hipertensos haverá aumento constante da pressão arterial. Também observamos sinais psicológicos como depressão, ataques de pânico, ansiedade elevada, dentre outros sintomas.  

E a última fase é a Exaustão, onde a própria palavra diz tudo. A pessoa está exaurida, e dependendo de suas vulnerabilidades, pode vir a óbito. Isso posto, saliento aqui que essa é uma possibilidade nos casos em que a pessoa já tem uma condição física que a predisponha à tal risco, pois em fases de estresse avançadas há uma queda da resistência imunológica, favorecendo a ativação de doenças pré-existentes e suas complicações.



Como tratar o Estresse?

Podemos controlar o estresse em nossas vidas, nunca eliminá-lo, e o estresse é uma reação natural do nosso organismo, afim de justamente nos ajudar na adaptação e sobrevivência às novas situações, sejam elas boas ou não. O ruim é quando o estresse se prolonga, do contrário ele fará parte do nosso dia-a-dia, inclusive nos impulsionando a lutar. 

O que podemos fazer para controlá-lo é melhorar a qualidade de nossas vidas, com uma alimentação saudável, fazer atividade física, realizar alguma prática de relaxamento, que pode ser Yoga ou meditação, ter lazer para recarregar as energias, pois se divertir é essencial, dormir bem, aprender a identificar os pensamentos e as situações que provocam estresse, ser uma pessoa organizada e não acumular tarefas, além de dividir tarefas com outras pessoas, diminuir o nível de exigência pessoal, usar da assertividade na maioria das situações, manter os relacionamentos saudáveis, enfim tudo o que aumentar o nível de satisfação para com a vida e consigo mesmo, vai fazer bem e irá ajudar a administrar o estresse. 

Caso a pessoa tenha dificuldades em reverter sozinha um momento de estresse em sua vida, pode buscar ajuda de um psicólogo e em casos extremos, o uso de uma medicação ou afastamento do trabalho podem ser necessários.

Abraços,
Carla Cristiane Presutti
Psicóloga Clínica

Related Posts:

  • Como controlar a boca e ter sucesso na dieta? Bom Dia gente linda!!! Tava lendo por aí, como sempre, e achei mais uma matéria legal, vou falar um pouco sobre como controlar as nossas vontades para conseguir emagrecer.... como distinguir fome de "Olho grande"? Como foi … Read More
  • Semanas depois... bora voltar! Oi gente... é.. to bastante tempo sem postar né? Tanta coisa pode acontecer dentro de um mês... Correria de final de ano e férias.. resolvi tirar férias mesmo.. de mta coisa e mta gente... Tirei férias da RA, tbm... c… Read More
  • Teste de postagem pelo celular Read More
  • Para a Flavinha! Boa noite genteeeee linda!!! Meu sábado dia foi cheio, porém a passos de tartaruga, isso significa que, não fiz tudo que precisava.. final de semana parece que tá menor kkkkk Hoje quero agradecer a atenção de uma querid… Read More
  • Novo Template... para novos assuntos. Oi gente linda... Depois do baque que sofri sendo indiretamente afetada pro problemas com racker... tendo que tirar todas as fotos pessoais, inclusive sobre meu emagrecimento, que é a idéia principal deste Blog, resolvi en… Read More

4 comentários:

  1. OIII,BOA TARDE!!MUITO BOM ESTE POST SOBRE ESTRESSE,DURANTE MUITO TEMPO DEI AULA EM PERÍODO INTEGRAL,TRABALHAVA (TRÊS PERÍODOS)...ALEM DO CANSAÇO PERCEBI QUE ESTAVA SEMPRE DEPRIMIDA,TAMBÉM PUDERA!HOJE TRABALHO 40H,MANHA E TARDE,RESOLVI CUIDAR MAIS DE MIM,ACREDITO QUE SEJA O CAMINHO CERTO,UM ÓTIMO DIA,BEIJOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga... eu to precisando faer algo por mim viu!
      To mega estressada!
      Cruel
      Bjos

      Excluir
  2. Oi !
    É fd o tal do estresse !
    Eu sempre estou com sintomas.
    Também sou uma louca,tenho uma vida super agitada !
    Aí não há santo que aguente!
    Infelizmente temos q trabalhar. é a lei do ser humano!
    Grande beijo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é amiga...
      mas tbm na podemos nos maltratar né?
      Bjo
      obrigada pela visita!

      Excluir

Últimos Comentários