quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Atividade do Grande Desafio Fada Madrinha Light + sorteio no blog "Doce Vida Leve"

oieeeeeee
Como sabem, o Grande Desafio Fada Madrinha Light promove uma série de atividades diferentes e interativas que não só alimentação saudável e atividades fisicas.... então a primeira atividade diferente é, publicar uma noticia que seja interessante mas não tenha a ver com o assunto (dieta, emagrecer, exercicios, entre outros pertinentes)... Então, como quase sou bióloga de formação e como todo assunto referente a ciência e tecnologia muito me interessa, encontrei no Jornal O Estadão uma notícia fresquinha e muitíssimo interessante:
Quer ver?

 Telescópio Hubble detecta estrelas jovens dentro de bolha verde

Mancha brilhante tem o tamanho da Via Láctea e está a 650 milhões de anos-luz da Terra.

WASHINGTON - O telescópio espacial Hubble registrou a primeira imagem de uma bolha de gás verde, gigante e misteriosa, e descobriu que ela é estranhamente "viva". A foto foi divulgada pela Nasa nesta segunda-feira, 10, durante uma reunião na Sociedade Astronômica Americana, em Seattle, Washington.

 
Hubble/AP
Bolha foi descoberta pela 1ª vez na Holanda, em 2007

 Bolha brilhante e bizarra, que tem o tamanho da Via Láctea e está a 650 milhões de anos-luz de distância da Terra (cada ano-luz equivale a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros), dá à luz novas estrelas, algumas com "apenas" 2 milhões de anos, em áreas remotas do Universo onde os astros normalmente não se formam.
Essa "mancha verde" foi descoberta pela primeira vez em 2007, pela professora holandesa Hanny van Arkel, e chamada de Hanny's Voorwerp, ou seja, objeto de Hanny. Segundo a professora, quando ela viu o estranho objeto há mais de três anos, ele parecia azul e menor. A foto do Hubble fornece uma imagem mais clara e melhor explicação para o que está acontecendo ao redor da bolha. "Na verdade, parecia uma mancha azul. Agora parece um sapo dançando no céu, porque é verde", compara Hanny.
Partes da bolha estão em colapso, e a consequente pressão no local acaba gerando as estrelas. Os berçários estelares estão localizados fora de uma galáxia normal, que é geralmente onde os astros vivem. Isso faz com que eles sejam "estrelas recém-nascidas extremamente solitárias", localizadas "no meio do nada", classifica o astrônomo Bill Keel, da Universidade do Alabama, que examinou a bolha.
A mancha é formada na maior parte por gás hidrogênio, que gira no encontro de duas galáxias. A região brilha porque é iluminada por um quasar, objeto luminoso e cheio de energia alimentado por um buraco negro, em uma das galáxias.
Desde a descoberta da holandesa, os astrônomos têm procurado por bolhas de gás semelhantes e encontraram 18 delas, mas todas têm cerca da metade do tamanho da Voorwerp, revela Keel.


Não é o máximo gente??? Deus nos mostrando mais uma vez a sua grandiosidade e é bom para alguns humanos egoistas saberem que não SOMOS as unicas e nem a criatura mais soberana do Universo!!!!!

Eu adorei oAssunto.. e vc, o que achou????

++++++++++++++++++

Mudando de assunto a querida amiga blogueira Roberta Fischer, do "Blog Doce Vida Leve", esta fazendo um sorteio em comemoração a um ano de aniversário do Blog. Ela está sorteando um kit da Boticário da uma olhada  ------>>>>>

Visitem e não deixem de participar... o Blog Doce Vida Leve, é mto bonito e a Roberta é de uma doçura e simpatia .... adoro ela.. um dia ela ficou brava comigo pq reclamei que nao tinha comentarios e etc.. foi um post desanimado.. tava numa deprê... ela veio me animou e depois reclamou que eu nao ia visitar ela... mas expliquei ... e ela entendeu e a gente ficou de bem... né Rô????

bjoooooooooooo


11 comentários:

  1. nossa, que maneiro isso!

    gostei do kit tb. vou dar uma olhada no blog dela

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, meu filho adora esses assuntos e tem só 6 aninhos, tive de montar a coleção inteira da recreio sobre o universo, mas com todo prazer. Parabéns. Ah e dividimos a mesma opinião, é a mão de Deus e não somos únicos e soberanos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bela conclusão ao final do texto, bióloga!!!
    Da próxima vez, vc coloca um texto sobre atividade neuronal!? rsrs...
    Parabéns pela dedicação!
    (ignore o link...não mexo mais nesse blog há tempos! MAs o negócio aqui não deixou eu não colocar esse link! rs)

    ResponderExcluir
  4. menina adorei o assunto, eu não sabia sobre a bolha e achei superinteressante e realmente serve pra aquelas pessoas que acham que somos os unicos nesse universo inteirinho...e achei interessante o sorteio, vou dar uma olhadinha
    bom dia flor

    ResponderExcluir
  5. Oi Linda...
    Amei a reportagem...acho que estou um bocado desatualizada...não tinha conhecimento sobre a bolha..
    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. olá...passando por aqui rapidinho pra dizer e deixar um bjo..

    ResponderExcluir
  7. Oie amiga,

    Gostei da reportagem, realmente super diferente e interessante!!

    Vou dá uma passada no blog da Rô!!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia com alegria lindona!!!!
    A amizade nos faz sentir queridas, respeitadas, valorizadas, aumenta nossa auto-estima e nos leva a acreditar que somos capazes de progredir. É um vínculo que precisamos cultivar, sempre!!! Abençoada quinta feira a você e sua família!!!! bjs no coração. Vou divulgar com muito prazer lindona!!!!

    ResponderExcluir
  9. Lindsay,

    obrigada pelo carinho!!

    beijosss

    ResponderExcluir
  10. Seu blog tá cada dia mais lindo!
    Parabéns!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  11. Que legal esse desafio! Como faço pra participar tb? Bjos

    ResponderExcluir

Últimos Comentários