sexta-feira, 25 de maio de 2012

Como Encorpar Sopas de Forma Saudável?


 

Quem não gosta de uma sopa bem feitinha para aquecer no inverno? Tem quem goste de sopas cremosas, sopas ralas, com pedaços, com macarrão e etc… E além de serem ótimas para aquecer o corpo também são nutritivas e fazem parte constante da vida de quem esta de dieta. Mas como podemos engrossar o caldinho da sopa de forma saudável? Sem precisar colocar farinha de trigo ou maisena? Procurei algumas dicas, falei com minha nutricionista e encontrei algumas coisas que podem ajudar a resolver esse problema e deixar não só as sopas caseiras como as de pacotinho muito mais gostosas e cremosas.

Legumes: para fazer uma sopa onde o nível de carboidratos precisa ser controlado, um bom modo é pegar alguns legumes da sopa e bater no liquidificador ou amassar com um amassador de batatas, assim vai formar um purê e ajudar a encorpar sua sopa, sem a necessidade de adicionar farináceos. Os legumes que encorpam são, cenoura, nhame, abóbora. Aí você acrescenta um pedaço de ricota.

Verduras: Brócolis, couve, couve-flor, escarola, o o que mais vc quiser, cozinhe junto com os legumes, depois pegue as verduras com um punhado dos legumes da sopa, e bata no liquidificador, depois volte pra panela. Fica 10!!! Os pedaços das verduras sem bater dá volume na sopa mas não encorpa!!!

Feijões: Eles são perfeitos pois são ricos em fibras, proteínas e vitaminas complexo B, adicionar uma porção de feijão amassado a sua sopa vai deixar ela muito mais encorpada e ainda mais nutritiva dando maior saciedade. Mas não pode exagerar porque feijão em excesso, principalmente à noite, pode dar gases. 1 ½ dos grãos com o caldo, é o suficiente.

Batatas e mandioquinhas: Possuem vitamina C, potássio e são uma ótima opção por serem vegetais ricos em amido, o purê vai ajudar a encorpar muito bem sem a necessidade de outros ingredientes para tal função. Mas faça isso apenas uma vez na semana. Batata e mandioquinha são saudáveis, faz parte de uma dieta balanceada, mas não pode exagerar, senão interfere diretamente no processo do emagrecimento.

Linhaça: É rica em vitaminas do complexo B, rico em Omega-3 ácidos gordurosos e ricos em fibras. Além disso, a semente de linhaça é muito baixa em hidratos de carbono, tornando-a ideal para pessoas que querem limitar a sua ingestão de açúcares e amidos. Para engrossar a sopa com semente de linhaça, espere a sopa ferver e adicione gradualmente as sementes mexendo sempre, até engrossar a sopa.

Arroz Integral: Restos de arroz integral podem ser usados para engrossar sopa da mesma maneira como vegetais e batatas. Basta fazer um purê no liquidificador e adicionar em sua sopa. Apenas certifique-se que o arroz está devidamente cozido e amassado.

Pão Integral: Pão não é muitas vezes visto como um ingrediente a ser usado para engrossar a sopa, mas pode adicionar uma textura agradável e sedosa, se feito corretamente. Adicione a sopa já finalizada, espere alguns minutos para o líquido ser absorvido pelo pão e bata no liquidificador. Apenas certifique-se de que o pão não contenha sementes ou grãos, a menos que você não se importe.

Preparos industrializados para sopas: Acrescentar um pacotinho das sopas industrializadas também são uma boa opção para engrossar o caldo da sopa de legumes. Mas tem que tomar cuidado com a quantidade carboidratos hein! Prefira as lights, para não interferir diretamente no seu processo de emagrecimento. Entrei no site da Boa Forma, e eles tem uma matéria que fala sobre estas sopas e indica a quantidade de calorias. Clique AQUI para acessar a matéria!

Macarrão Integral: Não encorpa, mas agrega! Uma xícara de macarrão INTEGRAL, é o suficiente para deixar a sopa com mais volume. Fica delicioso!!! Cozinhe o macarrão separado com pouco azeite e duas pitadinhas de sal na água.

Acompanhamento de sopa: Não vale fazer a sopa Low Carb, e depois passar pra dentro, duas, três torradas ou então “tacar” azeite na sopa. Croutons, torradas integrais, pãezinhos, queijo ralado, azeites... Isso tudo pode, com muita moderação. Se tiver usado algum carboidrato pra engrossar a sopa, esqueça o acompanhamento. Um minipão, sem miolo, ou uma torrada, ou uma fatia de pão integral, ou um punhado de croutons, já é o suficiente. E um fio de azeite. Para deixar a sopa saborosa você pode acrescentar o Açafrão da Terra, é muito bom gente!!! Pimenta do Reino, gengibre, cominho, alho, cebola, isso tudo você pode usar, pra deixar sua sopa mais saborosa pra ao ter que carregar no sal e no azeite.

 Gostaram das dicas???
Beijo,
Lindsay


4 comentários:

  1. eu gosto só da sopa de legumes
    e tem que ter abobrinha!! É uma delicinha né

    beijos amiga! Tenha um ótimo fim de semana!
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Clau...
      tbm adoro abobrinha.. é saborosa e levissima!!!
      bjo querida!
      Boa semana!

      Excluir
  2. Adoro sopas, pode-se até dizer que uma das minhas grandes paixões é confeccionar sopas para a minha familia, se quiser aprender a fazer a sopa de salsa, veja a receita no nosso site Receitas de cozinha.

    Sopa de Salsa

    http://chichef.com/sopa-salsa/

    ResponderExcluir

Últimos Comentários