sábado, 29 de janeiro de 2011

Continuando com a resenha do nosso livro de cabeceira.

Oi queridas, conforme havia prometido antes, aqui segue a segunda parte do resumo do Livro “Prazer de Viver Light” da Lucília Diniz...
Hoje falaremos sobre:
“O sistema Good Light”
1.     Nutra-se.
a.     Comendo o que a Terra dá;
b.     Como planejar as refeições;
c.     Conte com o auxilio extra;
d.     Saiba mais sobre os pênaltis;
e.     Dicas GoodLight;
f.      Adquira outro foco;
2.     Mexa-se.
a.     Vença a resistência;
3.     Pense
a.     Mantenha-se atualizado;
b.     Faça como o bombeiro;
4.     Sinta.
5.     Desfrute.
Vamos então ao que interessa??? 

O sistema Good Light
É uma forma de viver bem, light, comendo corretamente, fazendo exercícios físicos, desenvolvendo o pensamento e deixando as emoções fluírem. O resultado é um enorme prazer de viver. A pessoa sente-se mais disposta, inteligente e saudável e administra sua vida com mais competência. O Sistema GoodLight prevê uma mudança permanente e muito abrangente. O objetivo é colocar o ser humano em harmonia para enfrentar os desafi os do cotidiano. É fácil seguir uma dieta saudável num spa, manter o equilíbrio mental vivendo num mosteiro do Tibete. Viver Light é conseguir enfrentar o trânsito de uma grande cidade com bom humor.
As bases do sistema good light (sistema de cotas), não é segredo pra ninguém... é a base do nosso desafio, e quem conhece o blog do Nando sabe que ele fala muitissimo sobre isso... vejamos:

As bases do Sistema GoodLight são:
  1. Nutra-se: Coma bem em quantidade e qualidade;
A palavra REGIME nunca nos soou bem... da impressão de mínimas, privações, sacrifícios, tudo de pior que se possa pensar!!!!
     No sistema de cotas, não precisamos diminuir em quantidade, basta  melhorar a qualidade. E poderemos comer bastantão... é possivel acabarmos com aquele pensamento de gordo, que só quer guloseimas, e optar por alimentos mais saudaveis e que não engordam.
     Com uma boa alimentação, nosso organismo corresponde melhor nossas necessidades básicas como nutrição, hidratação e o intestino funciona maravilhosamente bem!
     Outra grande vantagem deste sistema é a liberdade de escolha que temos na hora de preparar nossos alimentos, inclusive a parte que nos compete a cozinhar melhor!

è Comendo o que a terra dá:

O segredo são as hortaliças. Abundantes e variadas. Veja alguns esclarecimentos sobre o Sistema de costas.

A alimentação, dentro do Sistema GoodLight, consiste num investimento
que você faz em você, através de cotas:

O que é o sistema de cotas?
É um sistema que sugere o consumo de alimentos através de cotas, contribuindo
para uma reeducação alimentar.

O que são as cotas?
Uma cota representa a quantidade máxima sugerida de consumo de um alimento. Não ultrapassar esse valor.

Como já sabemos os alimentos estão separados em grupos e cada grupo tem a quantidade de cotas sugerida para ser consumida no dia: (Essa parte vou copiar integralmente, por ser mto interessante e especifico)

Carboidratos: A sugestão de consumo é de 05 cotas distribuídas nas refeições durante o dia. Procure consumir alimentos integrais, pois além de fornecer fibras, eles conservam os nutrientes presentes nos grãos. Os carboidratos são nossa principal fonte de energia.
Proteínas: A sugestão de consumo é de 05 cotas distribuídas nas refeições durante o dia. Carnes, ovos, feijões,leite e derivados fazem parte desse grupo.
Importante para construção e manutenção de todos os tecidos do nosso corpo.
Ressalta-se que os leites e derivados devem constituir 03 das cotas, pois são as principais fontes de cálcio importantes para a saúde óssea.
Gorduras: A sugestão de consumo é de 02 cotas distribuídas nas refeições durante o dia. Lembre-se que uma das cotas poderá estar distribuída nas preparações consumidas nas principais refeições.
Lembrando que as preparações à base de fritura podem ter seu valor calórico triplicado.
Frutas: A sugestão de consumo é de 03 cotas distribuídas nas refeições durante o dia. Dê preferência as frutas da época e sempre que possível escolha uma fruta diferente para cada cota.
Verduras e Legumes: A quantidade de alimentos desse grupo é livre . Dê preferência aos alimentos frescos e da época. Estes dois grupos ( frutas / verduras e legumes) fornecem vitaminas e minerais vitais à saúde. Além das fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino.
Na hora que aquela fome bater recorra aos alimentos do “Grupo Auxílio”, que são ótimas opções com baixo valor calórico para as horas de aperto . Já se você sentir uma vontade de comer um doce, não se sinta culpado!

Referente ao item de “planejamento de refeições”, já somos bem capacitadas né? Rsrsrsr as tem sempre dicas boas que podem nos acrescentar, como as que seguem:

1.     São recomendas seis refeições diárias que podem ser pra menos ou mais, mas nunca ultrapassar as cotas;
2.     Não e recomendado pular refeições;
3.     Planeje seu cardápio de modo a “não passar fome” para não descontar na próxima refeição;
4.     Conte com o auxilio extra (um por dia);
a.     um caldo de legumes cai muito bem;
b.     uma bala ou o doce de abóbora (que é liberado);
c.     produtos light ou diet como barrinhas de cereais, gelatina, sorvete, iogurte frozen, entre outros.
5.     Entre as refeições beba mta água, dois a três litros por dia; auxiliam para o controle da fome, estimula o funcionamento dos rins, ajuda a hidratar e a desintoxicar o seu organismo.


         DE PREFERÊNCIA NÃO CONSUMA!!!!!!

è Erros

Álcool, doces e guloseimas constituem os Erros. A exceção é o doce de abóbora feito com adoçante. Cada pessoa pode cometer até cinco por semana. Quem exceder esse limite corre um risco maior de perder o jogo.  Coloca o adversário (no caso, a obesidade) numa posição vantajosa. Não ocorrendo essa falta máxima, o jogo transcorre mais rapidamente e aumentam suas chances de vencê-lo.
Se possível, reserve os Erros para aquelas ocasiões em que forem absolutamente necessários. Deu vontade de comer um bombom ou beber uma taça de vinho, coma ou beba devagar. Sinta bem o sabor. Desfrute esse prazer. É melhor do que ficar remoendo o dia todo esse desejo.
Não precisa ser escondido. Afinal, não há razões para sentir-se culpado.
Eventuais pênaltis estão previstos nesse jogo. Mas quando estiver degustando o bombom, tenha consciência de que a única parte do seu corpo que se delicia com a experiência é a língua. O gosto dura cerca de 3 segundos ou até menos, se logo depois você engolir um copo de água. E o corpo inteiro arca com as conseqüências daquele bombom.

è Dicas GoodLight

1) Escolha bem os alimentos

• Compre diversas hortaliças. Experimente novas opções. Guarde-as limpas e picadas na geladeira.
• Prefira carnes magras e o frango sem pele.
• Pelo menos uma vez por semana, faça peixe ou frutos do mar.
• Use peito de peru no lugar do presunto.
• Entre os queijos, dê preferência ao cottage, ao branco light e à coalhada seca.
• Tome leite e iogurte desnatados.
• Substitua a margarina comum pela versão light.
• Entre as frutas, escolha sobretudo melão, melancia, abacaxi, laranja e mexerica.
• Troque o amendoim e as castanhas do aperitivo por uma travessa de pepinos, pimentões amarelos, nabos e cogumelos frescos. E use shoyo para temperar.
• Tenha em casa gelatina, geléia e outros produtos light.
• Quando for tomar uma dose de bebida alcoólica (erro), beba antes um copo de água com gás. Se for repetir o drinque, repita antes a água. Essa medida ajuda a engordar menos.
• Para se acostumar ao sabor do adoçante, introduza o produto devagar. No começo, ponha menos do que colocaria se fosse açúcar e aumente aos poucos, se houver necessidade.

2) Adote um modo mais saudável de cozinhar

• Compre um borrifador pequeno (spray), coloque nele óleo vegetal e borrife a panela onde será feita a comida. Desse modo, você não gasta cotas com o óleo do preparo.
• Use caldo de carne, frango ou legumes para temperar qualquer prato.
• Se quiser comer um ovo frito, faça na água, ou na frigideira antiaderente sem óleo.
Atenção ao molho da salada. Se você utilizar o azeite, pode esgotar de uma vez todas as cotas de gordura. Prefira os molhos branco, amarelo e balsâmico. O amarelo combina mostarda, cebola, suco de limão e sal. O balsâmico mistura aceto balsâmico, limão, sal e pimenta. Como os ingredientes de ambos estão liberados, você pode consumir os dois molhos sem restrições. O branco é feito com iogurte desnatado, queijo cottage, limão, hortelã e sal. Prepare um pote e deixe na geladeira para usar aos poucos. Quando acabar, considere que gastou uma cota de leite no molho.
• Também use limão, vinagre e pimenta para temperar ou experimente mostarda com catchup light; mostarda com molho inglês; catchup light com molho inglês.
          • Frituras, maioneses e outros alimentos gordurosos estão fora do Sistema.

Bom... acho que pra um post já esta suficiente né.... os outros pilares falarei num próximo texto!
E se não der “coragem” de ler td de uma vez, salva no micro e leia de pouco em pouco... rsrsr.. quero mto que este me tempo dedicado à elaboração desta resenha seja útil, não só pra mim ou pras meninas do desafio, mas sim pras todas as meninas de todos os desafios... rsrsrs.. pois independente do método, todas nós queremos a mesma coisa não é? Ficar tipo assim.. maior lindas e magras!!!!!!!
Bjoooooooooooooooo

Até amanha com o cardápio da semana.

14 comentários:

  1. oi Lindsay, realmente dessa vez irei ler com calma, então salvei... vou recortar tuas tabelinhas de sinal vermelho e auxilio extra e colocarei em minha agenda
    acho ótima essa tua iniciativa da resenha
    bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Oie amiga,

    Eu gostei muito desse método.
    Eu não segui na época por causa da mudança que ficou meio adiada!!
    Mais ele é ótimo!
    Li tudinho!!

    beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do método, adoro verduras, achei tudo ótimo, menos o doce de abóbora. rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. ola flor
    li esse livro e adoreii
    aprendi muito com ele
    otimo domingo
    bjkas♥♥

    ResponderExcluir
  5. Te ofereci um selinho no meu blog. Passa lá e pega, tá!

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Oie flor
    Um ótimo dia light para vc
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  7. Bom dia flor!!!!!!! tem selinho pra vc!!!!!!!!! a única pessoa que pode determinar a sua felicidade, é você! aproveite o agora. Boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Oi qrida!!!

    Obrigada pela força!!!

    Muito legal mesmo este sistema de cotas, com certeza vc alcançara excelentes resultados!!!!

    Bjinhos e ótimas semana!!!

    ResponderExcluir
  9. Ola, dei uma passadinha no seu blog e estou te seguindo. Passa la no meu...
    Bjus e força!

    ResponderExcluir
  10. Oi lindona!!!
    Esse metódo é muito bom mesmo...sempre dou uma olhadinha lá no site..

    Sobre um novo DDD, vou esperar um pouquinho...agora não tô meio sem cabeça ;(
    Mas logo faço outro sim
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  11. . Lindsay, acredito que qualquer método de emagrecimento saudáel é válido, adorei as dicas, obrigada por compartilhar conosco.
    . Angústias e cobranlas no trabalho me deixam ansiosa tb, tenho trabalhado bastante isso, não é fácil, se quiser desabafar para se sentir menos sufocada conte comigo, meu e-mail está no blog.
    . Amiga querida, passando para justificar minha ausência, embora vc tenha me visitado e deixado palavras de tanto carinho não pude retribuir em tempo e como se deve, estou com trabalho acumulado, atrasado, coisas que preciso dar conta diante das responsabilidades que a vida profissional me impõe, saiba que nos bastidores, no meu caso leia-se celular, leio as atualizações deixando de comentar pela lentidão no mecanismo, risos. Espero colocar minha vida profissional e o afazeres domésticos em dia neste mês de fevereiro, como uma mini meta a ser cumprida para então voltar a ser assídua na retribuição dos comentários como se deve.
    . Beijinhos mil.
    . Excelente semana.
    . Fique com DEUS e um pensamento Nele: ''Colocarei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração e serei o seu Deus e eles serão o meu povo... porque terei misericórdia de suas faltas, e não me lembrarei mais de seus pecados'' (Hb 8,10b.12).

    ResponderExcluir
  12. minina, eu entendo q a vida da gente é uma correria só e nem sempre a gente tem tempo de parar e estar por aqui né, mas fiquei feliz com tua visita, não se sinta em débito, a gente ta aki pra juntas enfrentarmos as dificuldades e problemas, alegrias e decepções de uma dieta, então cada um entende o outro, como sempre digo eu volto pq gosto e independente de qualquer coisa é isso q conta a relação de amizade , o conhecimento q só aumenta , o carinho q a gente recebe e passa, a qualidade é o que importa e vc sempre me tratou com carinho e sempre brindou aki em teu cantinho com assuntos q me fazem bem , como as resenhas eu to sempre relendo e como disse antes fiz cópias de tuas tabelinhas, qdo acabar minhas férias vão ser mais uteis ainda , longe de casa eu sempre sou mais compulsiva, fica com Deus flor
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, Lindsay!

    Gostei de ver que vc está firme e forte no desafio! Espero que sseus probleminhas no trabalho se resolvam logo. Eu tb fico muito ansiosa com o trabalho.
    Bjs e ótimo FDS!
    Solange

    ResponderExcluir
  14. gostei da dica do livro, assim que eu puder vou comprar um pra mim (adoro comprar livros!!!)

    beijo

    ResponderExcluir

Últimos Comentários