sábado, 26 de maio de 2012

Não existe Ex-Gorda!!!! Por Dra. Carla Cristiane Presutti.


Olá Leitoras(es) do Voltei A Ser Eu


Você emagreceu! Fez dieta, exercícios, seu peso baixou e você comemora a nova silueta! Fim de problema! Você está curada!

Ledo engano! Uma coisa é emagrecer, outra é curar a obesidade, o sobrepeso.  Lembre-se, você pode tratar a obesidade, mas não, ao menos por enquanto, curá-la. Você não será magra, ESTARÁ MAGRA se e enquanto adotar um estilo de vida magro. Isso quer dizer, nutrição adequada, atividade física, EQUILIBRIO EMOCIONAL. Não se esqueça que os fatores subjacentes estão lá! Prontos para entrar em ação e fazê-la voltar ao antigo e desagradável peso, se você não estiver atenta.
Um projeto de emagrecimento deve ter como objetivo emagrecer e permanecer magra. Manter-se magra é muito mais complexo que emagrecer. 

Requer motivação, comprometimento, tolerância à frustração para o resto da vida. Você não pode esperar se comportar como antes e não engordar de novo.  Sua cabeça deverá ter mudado. Se você comia para expressar indevidamente suas emoções, fossem quais fossem, essas emoções deverão ter encontrado sua expressão adequada. O peso muda mais depressa que a cabeça, mas, se a cabeça não mudar, o novo peso não será mantido. Você terá de pensar e se comportar magro, se quiser usufruir seu novo corpo para o resto de sua vida.

Procure metas realistas. Dentro de um peso clínico saudável, procure, por que não, um peso estético que lhe agrade. Talvez aquele com o qual se sentiria bem de biquíni.  Sabemos que, por razões culturais, cada vez mais o peso estético se afasta do peso clínico, para menos, claro. O peso escolhido deverá ser viável. Qual o peso legal que lhe permite ser saudável, sentir-se bonita e que seja sustentável? Quanto mais baixo o peso, maior a dificuldade em mantê-lo. Você está emagrecendo por você? Tem algum benefício inconsciente permanecendo gorda? Está psicologicamente preparada para estar magra? Perceba que emagrecer é muito mais do que fazer mais uma dieta para perder algum peso por algum tempo. Envolve mudanças radicais de estilo de vida, de comportamento e, principalmente, equilíbrio emocional.

Não se esqueça, NÃO EXISTE EX GORDA! Mas, sim, a GORDA EMAGRECIDA. Você não será magra. Estará magra se e enquanto mantiver um estilo de vida magro.


Fonte: Dr. Marco Antonio De Tommaso (Psicólogo e psicoterapeuta)

Abraços,
Carla Presutti.

16 comentários:

  1. É verdade, manter-se magra é mais difícil, se você emagrece e depois de conseguir,volta os hábitos anteriores não adiantará de nada emagrecer não é?
    bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é como eu costumo dizer!!!
      Não exite "alta" da RA
      né?

      Excluir
  2. minha maior dificuldade sempre foi manter o peso.
    Minhas dietas foram todas bem sucedidas, mas nunca consegui manter.
    Por isso que dessa vez , estou tentando ir com calma, sem pressa e sem ficar neurótica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso mesmo Futura Mamãe... a reeducação alimentar nos ensina a ter paciência., Para que o resultado perpetue com o passar dos dias!

      Bjo
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. OIÊ,BOM DIA!OLHA MANTER O PESO TMB É MEU GRANDE PROBLEMA,QUANDO COMEMORO QUE SAI DA CASA DOS 90,NA OUTRA SEMANA JÁ ESTOU NELA DE NOVO :( QUE COISA MAIS CHATA!MAS UM DIA DE CADA VEZ,UMA ÓTIMA SEMANA,BJS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi GI, assim como disse acima, não existe "Alta" da RA. Temos que ficar espertas pra não colocar nosso esforço a perder!!!
      Bjo!!! Ótima semana pra vc tbm!

      Excluir
  4. oi Elly, otima semana pra vc!! bjo

    ResponderExcluir
  5. Estou a seguir o teu blogue *-*
    Espero que possas seguir o meu de volta. Gosto imenso do "artigo", mas não posso deixar de dizer que me deixa um pouco triste.
    Acho que isso depende de pessoa para pessoa. Imagina que alguém costumava ter um peso saudável e engorda e se mantém assim por algum tempo, e depois volta ao peso normal, que tinha antes. Acho que isso é uma pessoa normal, não tem estar magra, mas continuar "gorda" interiormente. Acho que isso só se aplica à obesidade "genética". Talvez "genética" não seja bem o termo que devo usar, mas deve ser para pessoas que sempre foram obesas e não para as "gordinhas", que não chegam a atingir a obesidade.
    Mas gostei muito e espero que gostes do meu comentário e da minha opinião e que igualmente me esclareças sempre que puderes.
    Um grande beijinho e os parabéns pelo blogue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Margarida, Obrigada pelo seu comentário!
      Quando ´a Dra. Carla escreveu este artigo foi no sentidoo de que nós, apos passar por um process dee magrecimento, nao podemos "relaxa" e esquecer todos os hábitos saudáveis para nos mantermos no peso desejado! Mas nao no sentido de padronizar peso estético ou beleza puramente exterior. É uma forma de alerta, para nao deixarmos de cuidar da nossa saude!

      Vou te seguir!
      Abraços, Lindsay

      Excluir
    2. Boa noite minhas lindas Margarida e Lindsay!
      Lindsay, assino embaixo do que vc disse. Este texto Margarida é para nos conscientizar de que infinitamente teremos que exercitar os novos hábitos adquiridos, da mesma forma que se exercita um músculo, e caso este exercício seja interrompido o resultado antigo volta outra vez. Contudo, acredito que compreendo sua tristeza, na realidade é frustrante mesmo saber que teremos que fazer esforços e superar nossas vontades (vontade de comer fora de hora, vontade de não ir para a academia, etc...), mas em tudo na vida é assim, sem abrir mão de algo, não alcançamos algumas metas e a gente sobrevive. Não desanime, e comece mudando a cabeça! Acredito muito que o emagrecimento sustentável começa aí... Seja paciente e persistente e conte sempre conosco, pois estamos todas juntas nesta caminhada... Beijos no coração e força sempre para vocês! Se precisar, é só me gritar!!!! rs rs

      Excluir
    3. Muito obrigada, queridas. Por me compreenderem e por me esclarecerem!
      Um beijo enorme para as duas!

      Excluir
  6. *_*

    Chegando de mansinho pra te convidar a participar do primeiro sorteio Cute, será no dia 02.06.

    Abraços...

    http://www.cutetapemeasure.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIe
      Obrigada pela visita!
      Vou já participar do sorteio!
      Bjo

      Excluir
  7. Amei este post, parabéns!!!
    Obrigada por nos manter sempre atualizada, valeu!
    Bjs muuuitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Valentina
      Obrigada por me visitar!!
      Fico feliz em ajudar!
      Bjo

      Excluir
  8. ESTE TEXTO É DE MINHA AUTORIA E TEM DIREITOS RESERVADOS. ENTÃO , NÃO É "POR Dra CLARA PRESSUTTI. NA REALIDADE< NÃO SOU "FONTE", SOU AUTOR DO TEXTO.

    Dr Marco Antonio De Tommaso
    www.tommaso.psc.br

    ResponderExcluir

Últimos Comentários