terça-feira, 8 de maio de 2012

O "absurdo" da moda da Dieta das Noivas - Por Dra. Elis Regina Cappelleso


Fiquei extremamente chocada com a Dieta da Noiva apresentada por uma emissora no domingo passado, a famosa. Esta dieta baseia-se na introdução de uma sonda para alimentação da Noiva que deseja perder peso.

Vamos pensar tecnicamente no fator “perda de peso” Será que essa técnica não é muito agressiva para quem quer perder 10% do peso corporal objetivando 1kg por dia, com uma dieta enteral de 800 cal ? Dietas muito restritivas levam a perda de massa muscular magra, sais minerais, eletrólitos e dependendo da dieta enteral administrada o “paciente” pode entrar em deficiência nutricional por aporte inadequado de nutrientes na dieta utilizada. Lembrando que alguns eletrólitos somente podem ser administrados por via venosa, sem contar os inúmeros riscos provenientes do uso de uma sonda. 

A literatura e minha vivência em terapia nutricional indica o uso de sonda para suporte nutricional, é de extrema importância e reconhecida como fator definitivo na recuperação de DOENTE não se aplicando a este caso Portanto não estaríamos indo contra a ética profissional, por mera satisfação pessoal e sem indicação cientifica e colocando o paciente em risco?

Prezados o uso de sonda esta associada as patologias e pacientes graves que apresentam dificuldades na deglutição, IMPOSSIBILIDADE da alimentação por VIA ORAL. No caso da Dieta da Noiva a mesma não apresenta tal característica, POR TANTO Novamente seria CONTRA INDICADA. Por mais que o método utilizado seja pouco invasivo, exige cuidados especializados, bem como ter conhecimento das técnicas de introdução das sondas, métodos para realizar a administração das dietas, saber reconhecer os riscos e complicações que possam advir dessa terapia. Hoje, as vias mais utilizadas para alimentação por sondas são: via Nasogástrica, Nasoentérica .Paciente com sonda nasogástrica necessita de uma dieta polimérica devido a absorção destes nutrientes passarem pela membrana gástrica para completa absorção. Já as nasoenterica (primeira porção do Intestino) as dietas ofertada são monoméricas para que ocorra absorção dos nutrientes. Caso uma administração de uma dieta inadequada para esta via ocorrerá complicações no estado nutricional, sem contar os cuidados que se deve ter com a manipulação da sonda e da dieta. Cuidados com retrações, pois pode ser deslocada do posicionamento correto. Exemplo: durante o sono, banho, mudança de decúbito ou pelo próprio paciente. Limpeza, Higiene e Fixação 

Listei abaixo algumas das complicações com o uso da sonda.

1. Infusões rápidas - levam a quadros de distensão abdominal, diarreias , vômitos.
2.Refluxos gástricos e pneumonias aspirativas - podem ser observadas na presença de agitação, tosse, dispnéia, cianose de face.
3.Quadros de constipação intestinal, flatulências - necessitando readequação nutricional, sendo de grande importância, observarem a presença de eliminações fisiológicas(volume, quantidade, aspecto, consistência, etc.).
4.Contamição da dieta por retorno gástrico,
5. Contaminação da dieta por manipulação inadequada.
Resolvi fazer esta explanação para que possa verificar que não é tão simples assim essa nova técnica que mais uma vez a Mídia supervaloriza sem realmente apontar dados científicos que comprovem tal eficácia O que passa pela cabeça de uma noiva que é capaz de se alimentar por sonda para perder peso até o casamento, ainda que isso coloque sua saúde em risco? Podemos pontuar que é Falta de vontade e de se esforçar com uma dieta equilibrada e atividade física.

Enfim perda de peso requer consciência alimentar, mudança de hábito e atitude, de nada adianta utilizar-se de uma ação mecânica para um problema comportamental .Ao retirar a sonda o paciente vai voltar a sua rotina e se não mudar hábitos voltará.

Abraços,
Dra. Elis Regina Cappelleso.

2 comentários:

  1. Oiii

    Eu tinha visto já, e os médicos falaram muito mau...e depois o que adianta emagrecer 10kg e chegar no dia do casório feia, com olheiras e passando mau...aff

    Otimo post

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ge. um absurdo!!! nem maquiagem da jeito!!!
      É mta ignorância com o corpo!!!

      Excluir

Últimos Comentários