quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dieta Detox - Por Dra. Elis Regina Cappelesso


Dieta Detox Restaura o equilíbrio do organismo e melhora o Metabolismo.
 A chamada Dieta Desintoxicante está na moda, mas muitas pessoas ainda não conhecem realmente essa dieta e seus beneficios. Primeiramente a Dieta Desintoxicante ou Detox, não tem como objetivo principal a perda de peso, mas sim a retirada de toxinas do organismo, principalmente do fígado, onde essas toxinas mais se acumulam e no intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acumulo das mesmas.

Mas o que são essas toxinas?
São consideradas substâncias toxicas para o nosso organismo. Toda a substância que levam ao envelhecimento e morte precoce de nossas células também conhecidos como Radicais livres esse  são substâncias tóxicas produzidas pelo organismo que, em condições normais, ele próprio se encarrega de neutralizar. Porém, quando o nível dessas substâncias aumenta, ocorre um acúmulo de impurezas que pode gerar desde cansaço até doenças degenerativas, como osteoporose e câncer.
Entre as toxinas que mais consumimos estão: as gorduras, principalmente saturadas, os açúcares e os aditivos alimentares, encontrados em alimentos industrializados. Também são considerados toxinas: a lactose, o glúten e a clara do ovo, por serem altamente alergênicos.

Portanto como funciona a Detox?
A detox tem como objetivo limpar nosso organismo dessas toxinas e melhorar o seu funcionamento.Para isso devem ser retirados da cardápio durante a detox: carnes vermelhas e frango, frituras, alimentos industrializados, alimentos com glúten e com lactose, ovo, açúcares e também o adoçante por ser industrializado, entre outros .Incluir  na alimentação  preparações naturais e com ingredientes orgânicos com muitos antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como vitamina A, vitamina C, zinco, Magnésio, entre outos.
São alimentos permitidos durante a detox: arroz integral, leguminosas como lentilha e grão de bico, peixe (menos frito), legumes, verduras, frutas e chás de ervas (sem açúcar ou adoçantes e o chá mate não são permitidos).
Durante a Detox, e após a mesma  faz-se necessário  a suplementação de alguns nutrientes importantes para a diminuição na produção de radicais livres e de microorganismos não patogênicos para a reposição da flora intestinal.
A Dieta Detox deve ser feita por no máximo 7 a 10 dias e após deve-se continuar com uma alimentação balanceada e Saudável introduzindo gradativamente outros alimentos observando a tolerância individual , com o menor consumo de alimentos ricos em toxinas possível.






Benefícios da Detox
 Benefícios para nossa saúde entre eles:
-Melhora da nossa saúde intestinal, essencial para a saúde de todos nosso organismo;
- Melhora do funcionamento de nosso fígado, importante para a manutenção de outros orgãos, como os rins, que também têm seu funcionamento melhorado com a detox. -- -
-Pessoas com Esteatose hepática, acúmulo de gordura no fígado, davem fazer a detox para a melhora de seu quadro clínico;
-Melhora da pele, órgão que reflete como nosso organismo está por dentro. Portanto, uma pele manchada ou com acnes pode significar excesso de toxinas;
-Melhora do cabelo e unhas, algumas vitaminas são essenciais para a manutenção dos mesmos;
- Auxilia na prevenção da hipertensão, hipercolesterolemia e diabetes;
-Melhora significativa do Metabolismo promovendo o aumento do gasto calórico.

Mas ATENÇÃO, a detoxificação não deve ser feita sem o acompanhamento e orientação de um nutricionista, somente ele pode indicar e montar esse tipo de dieta, pois a detox feita de forma errônea pode comprometer a sua saúde.
Essa dieta, como já foi dito, não tem o objetivo de fazer com que as pessoas percam muito peso em pouco tempo, mas de melhorar nossa saúde, a perda de peso pode ser uma consequência  haja visto que a resposta individual de cada organismo, a prática de atividades físicas e o controle emocional podem influenciar nesse resultado.

Dra. Elis Regina Cappelesso
ercapellesso@hotmail.com

Rua Leoncio Gurgel, 285 - Jd São Pedro
Itaquera - São Paulo/SP (11) 2557-0213 / (11) 8325-8118

Avenida Mateo Bei, 2344
São Mateus - São Paulo/SP (11) 2968-2117 / (11) 8325-8118

Rua João Pereira, 129
Centro - Valença/RJ (24) 2452-1394 / (24) 2543-3698 / (11) 8325-8118

Referências Bibliográficas:
WONG, Cathy. The Detox Diet, Learn About the Detox Diet. Medice Alternative, 2011.
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta

Um comentário:

  1. Nossa ja fiz esta dieta por 5 dias emagreci 5 kg, mas é uma lutaaa.. agente quase morre..beijos

    ResponderExcluir

Últimos Comentários