quarta-feira, 11 de abril de 2012

Como começar a Reeducação Alimentar e Mudar de verdade a sua vida?


Como começar a Reeducação Alimentar e Mudar de verdade a sua vida?



Olá queridas leitoras sejam bem vindas a uma nova vida que com certeza vai começar a partir do momento que você tomou uma atitude de mudar de estilo de vida!!!

Sugiro que você tire uma foto (se possível), que você se pese, pela manhã de preferência, e que anote tudo, juntamente com sua altura, medidas e qual a sua meta para este mês/ano/período!


O primeiro passo para começar a sua Reeducação Alimentar (RA) é saber que a Reeducação Alimentar te permite comer de TUDO, inclusive chocolate (que será em menor quantidade e preferencialmente os mais amargos) para aqueles dias que só nós mulheres sabemos como são difíceis. Dietas muito restritivas podem até fazer você perder peso rapidamente, porém, depois dessa dieta restritiva você vai voltar a mesma alimentação de antes e todos aqueles quilos que foi perdido retornam e muitas vezes a pessoa engorda mais ainda. Conhecido como Efeito Sanfona!!! Que muito nos deprime!
Antes de começar aconselho vocês a procurarem orientação profissional de um Nutricionista, e recuse terminantemente qualquer tipo de medicamento, mais para frente farei um Post a respeito disso, o nutricionista irá te passar a dieta que mais se adeque ao seu gasto e gosto diários, irá solicitar exames e etc.


Mesmo sem acompanhamento imediato de um profissional, é possível mudar alguns comportamentos simples e já começar a RA, assim qdo chegar no nutricionista, já terá “entrado no clima”.

- Comer de 3 em 3 horas mesmo que não estiver com fome.

Comer de três em três horas evita que você sinta uma fome voraz quando for se alimentar! E mesmo que não estiver com fome pra degustar uma “pratada”, tenha sempre um biscoito integral, barrinha de cereal, iogurte. Mas existe tmbem uma razão científica para a ingestão de alimentos em intervalos assim: quando ficamos longos períodos sem nos alimentarmos, o metabolismo começa a trabalhar em ritmo lento para economizar energia. E quando comermos, ele vai armazenar tudo que puder, para compensar os longos períodos de jejum.

Evite ou corte (no meu caso eu cortei, só como quando estou fora e não tem outra opção) FRITURAS, REFRIGERANTES (fiquei sem refrigerante durante um ano da minha RA, não consumia nem o diets) DOCES e troque o AÇÚCAR pelo Adoçante, nem adianta reclamar, mesmo que seja aos poucos, tirar o açúcar resulta numa grande eficiência no processo de emagrecimento. EU não gostava de adoçante, principalmente no café, mas depois de uma semana a gente acostuma com o gostinho, e não vai mais querer saber de açúcar tão cedo.

Consuma pelo menos 3 vezes ao dia frutas, legumes e verduras. Eles funcionam como uma vassourinha e ajudam no funcionamento do metabolismo.

- Tome água, no mínimo 2 litros (de preferência gelada pro metabolismo acelerar pra termoregulação... e metabolismo acelerado, resulta em queima de celular de gordura.


- Troque os pães de massa branca tipo francês e até o de forma (massa branca) pelos integrais e de preferência com grãos tipo linhaça e cereais, também ajudará na hora de ir no banheiro.

- Evite o excesso de carboidratos após as 20 horas.
Fazendo algumas trocas mudamos nossa alimentação paulatinamente e nossos hábitos, faça trocas inteligentes, troque o leite integral pelo desnatado ou de soja, presunto por peito de peru, queijo mussarela por queijo branco magro, doces por barrinhas de cereais, sobremesas calóricas por gelatina ou sobremesas preparadas a base de iogurte e frutas.
Sempre que for sair de casa e não souber se vai conseguir comer direitinho, tenha em mãos o seu kit sobrevivência RA contendo, sucos de soja light, barrinhas de cereal, biscoito integral, frutas que possam ser descascadas com facilidade, trident e uma garrafinha de água! Isso ajuda viu!!!
É importante anotar ou fotografar tudo que comeu durante o dia, para controle calórico, a não ser que seu cardápio seja elaborado com antecedescia. Mas é legal anotar, eu comecei assim, comprei um caderninho de bolso com uma canetinha, anotava exatamente tudo!!! Controle e disciplina!


E esqueça aquela desculpa de que não tem tempo para comer!!! Programe-se!!! O que é mais importante todos seus afazeres ou seu corpo? DISCIPLINA É ESSENCIAL!


Neste link, tem mais dicas pra quem quer começar a RA. É uma ótima leitura que complementa este texto publicado neste post:

Espero ter ajudado e animado as queridas a iniciarem a RA e a grande mudança em suas vidas!!!! Lembre-se sempre de ser perseverante, paciente e determinada!!!!

No próximo post trarei exemplos de cardápios elaborados com calorias reduzidas para não sair da RA.

13 comentários:

  1. O mais difícil é o refrigerante...esta madrugada acordei com uma vontade louca de tocar uma coca-cola...mas isto já virou dependência química só pode pois ter vontade é uma coisa mas acordar é outra hehhehe
    Mas estou me virando legal na RA, barrinha de cereal sempre junto...sucos variados (mas sempre dou preferencia por abacaxi e laranja) é ótima para o funcionamento do intestinal..
    Beijos grande

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  2. Eu já me acostumei ... Consigo ingerir tudo corretamente e de 3 em 3 horas. Ótimas dicas. Beijo.

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  3. Eu já me acostumei ... Consigo ingerir tudo corretamente e de 3 em 3 horas. Ótimas dicas. Beijo.

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  4. Obrigada pelas dicas! Estou começando e não é fácil...Mas com determinação toda meta é alcançada!

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  5. vou começar esses dias ja tentei varias dietas e os resultados tem sido frustrante mais espero um novo estilo de vida aparti de hj e obter vitória.

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  6. Começo amanhã,já comprei tudinho :)

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  7. Começo amanhã,já comprei tudinho :)

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  8. Começo amanhã,já comprei tudinho :)

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  9. Assisti um vídeo MUITO BOM que ensina 3 DICAS para começar a emagrecer a PARTIR DE HOJE, :) :) O link do vídeo é esse: http://emagrecerforever.com

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  10. Assisti um vídeo MUITO BOM que ensina 3 DICAS para começar a emagrecer a PARTIR DE HOJE, :) :) O link do vídeo é esse: http://emagrecerforever.com

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  11. Ótimas dicas! Pessoal, consegui eliminar 11 kgs em torno de 3 meses somente com reeducação alimentar e diminuindo carboidrato, glúten e doces. Compartilho com vocês dois livros que me ajudam muito na sugestão de ideias para que a refeição não fique repetitiva e sem graça: e com isso a gente acabe comendo o que não deve: http://mon.net.br/page e http://mon.net.br/pgcs. Acho que vale a pena dar uma conferida. Bjs e boa sorte para nós!

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